Teses e Trabalhos de Seminário

A  ERA Arqueologia S.A. tem, ao longo da sua existência, estimulado e apoiado a realização de trabalhos académicas e de investigação ao nível da Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento. Este investimento enquadra-se numa postura de valorização da produção de conhecimento e de desenvolvimento de competências pessoais como factores centrais para o crescimento e desenvolvimento da empresa e da área profissional onde actua.

Trabalhos em curso e que benificiam do envolvimento da empresa:

DOUTORAMENTO

Cláudia Cunha, Tema: Antropologia dentária e parentesco no sepulcro 2 dos Perdigões, Antropologia Física, UC.

MESTRADO

Raquel Granja, Tema: Necrópole do Outeiro Alto 2 e o Bronze do Sudoeste, Arqueologia, FLUL.

Tiago do Pereiro, Tema: Ocupação paleolítica da Cruz da Areia, Geoarqueologia, FCUL

Nuno Sousa, Tema: Tecnologia e morfologias de construção no megalitismo da Beira Alta, Arqueologia, IPT.

 Trabalhos concluídos e que benificiaram do envolvimento da empresa:

 DOUTORAMENTO

2006 

António Carlos Valera (2006), Calcolítico e transição para a Idade do Bronze na Bacia do Alto Mondego: estruturação e dinâmica de uma rede local de povoamento, Dissertação de doutoramento em Pré-História apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto.

MESTRADO

2009

Nelson Cabaço (2009), Restos faunísticos em contexto funerário nos Perdigões, Reguengos de Monsaraz (Sepulcro 1 e 2), Dissertação de mestrado apresentada no Instituto Politécnico de Tomar, no âmbito do Master Erasmus Mundus.

2007 

Renata Mendes de Almeida (2007), Da patrimonialização à 'mercantilização' da História. Resgatar o passado para negociar o futuro, Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, Variante Indústrias Culturais, apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. 

2006 

Manuela Dias Coelho (2006), A fauna malacológica de Porto Torrão. Os moluscos no Neolítico Final / Calcolítico do Sul de Portugal, Dissertação de mestrado em Pré-História apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa.

2003

Lucy Shaw Evangelista (2003), O complexo arqueológico dos Perdigões e a construção da paisagem em Reguengos de Monsaraz, Dissertação de Mestrado em Pré-História apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto. (Disponível on line na secção de publicações)

SEMINÁRIOS DE LICENCIATURA

2007

Bruno Miguel Oliveira Silva, "A implanação romana nas Almoínhas (Loures). Forno 3: contribuições para a compreensão da produção oleira romana", Relatório Final da Licenciatura em História Variante Aqueologia, orientado por Rodrigo Banha da Silva, FCSH-UNL.

Pedro Alexandre Oliveira Silva, "Estudo do espólio cerâmico do depósito da área 3 do sítio arqueológico das Almoinhas (Loures). Contribuições para o estudo da última fase do povoamento rural romano.", Relatório Final da Licenciatura em História Variante Aqueologia, orientado por Rodrigo Banha da Silva, FCSH-UNL.

Liliana Filipa Branco Pais, "O espólio cerâmico associado aos marcos miliários das Almoínhas (Loures). Contribuição para o estudo da estrutura viária olisiponense", Relatório Final da Licenciatura em História Variante Arqueologia, orientado por Rodrigo Banha da Silva, FCSH-UNL

Ana Isabel de Jesus Correia Fernandes, "O arqueosítio romano das Almoínhas (Loures). Aterro da Área 1 - Cerâmicas da 1ª fase de ocupação. Contribuições para a compreensão das dinâmicas de ocupação do espaço rural de Olisipo", Relatório Final da Licenciatura em História Variante Arqueologia, orientado por Rodrigo Banha da Silva, FSCH-UNL.

 2006

Filipa Ferreira Geirinhas (2006), Caracterização química e mineralógica dos contextos pré-históricos do Palácio dos Lumiares (Bairro Alto, Lisboa) e a sua relação com o sítio da Rua da Misericórdia nº 41-47, Bairro Alto Lisboa, Relatório de Estágio Final de Licenciatura em Geologia Aplicada e do Ambiente apresentado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Dados adicionais